sexta-feira, 23 de março de 2012

Alavancas do corpo humano

"Dê-me um lugar para me firmar e um ponto de apoio para minha alavanca que eu deslocarei a Terra".(Arquimedes, cientista grego do século III D.C.)

Será que Arquimedes era tão forte assim capaz de deslocar a Terra? Ou será que ele era muito esperto? Arquimedes, o braço direito do rei de Siracusa, era um grande inventor. Entre tantos outros artefatos deste grande físico, hoje vamos falar da alavanca.





Veja um exemplo na imagem ao lado.
 Do lado onde está a carga, existe uma força chamada de força resistente, FR, e do outro lado, a força potente, FP.
Se os dois braços da alavanca forem iguais, a alavanca se equilibra com FP = FR. Entretanto, se o braço de alavanca da força potente for o dobro do braço resistente, basta que FP = ½FR para equilibrar o sistema.
Esta foi a vantagem descoberta por Arquimedes. Se você escolher adequadamente o ponto de apoio da sua alavanca, poderá levantar um elefante, com pouca força. Apesar do exagero, a ideia é essa. E é muito boa!
Aliás, tão boa que a natureza usa bastante! No seu corpo mesmo existem muitas alavancas, já que existem muitas partes articuláveis. Na figura ao lado você pode ver o exemplo de três tipos alavancas diferentes.

Elas são classificadas conforme a posição do ponto de apoio em relação às forças aplicadas em três categorias:
1.    Interfixa (ponto de apoio entre FP e FR), como a lâmina de uma tesoura e o movimento do pescoço;
2.    Inter-resistente (FR entre o ponto de apoio e a FP), como um carrinho de mão ou movimento de ficar na ponta dos pés;
3.    Interpotente (FP entre o ponto de apoio e a FR), como uma pinça ou o movimento do antebraço.

-A vantagem da alavanca de 3ª classe é a extensão. Esta é a mais comum das alavancas do corpo. Um exemplo seria o bíceps durante a flexão de cotovelo. O eixo é a articulação do cotovelo, a força exercida pelo bíceps seria a feita na inserção proximal do rádio e a resistência seria o peso do antebraço e da mão. Esta alavanca oferece a a possibilidade de tornar o segmento distal funcional com grande arco de movimento com pequena contração. Outros modelos para compreender melhor são os cortadores de unha e o pegador de cozinha.

No movimento do antebraço, por exemplo, a força potente é feita pelo bíceps e o polo está no cotovelo. Neste caso, o braço de alavanca potente é oito ou dez vezes menor que o braço de resistência. Assim, uma pessoa que se colocasse em pé, com os cotovelos dispostos ao longo do corpo e os antebraços na horizontal, tendo em cada mão um peso de 20 N, submeteria seus dois bíceps a forças de 200 N.
É baseado neste conhecimento que os professores de Educação Física usam esse exercício para desenvolver os bíceps de seus alunos! Da mesma forma, os fisioterapeutas e ortopedistas usam estas informações para tratar problemas nas articulações de seus pacientes.

fonte:

- As alavancas de primeira classe são chamadas de INTERFIXA, pois o eixo do movimento esta no meio;
- As alavancas de segunda classe são chamas de INTERESISTENTE, pois a resistência esta entre a força e o eixo do movimento. Esta apresenta a melhor vantagem mecênica, pois o braço de força é sempre maior que o braço de resistência. Pouco encontrada no CORPO HUMANO!;
- As alavancas de terceira classe são chamadas de INTERPOTENTES, pois a força esta entre a resistência e o eixo do movimento. Esta é a alavanca mais comum no corpo humano, não oferece vantagem mecânica, porém é boa para o movimento.
fonte:
 

 

Nenhum comentário: