domingo, 16 de outubro de 2011

cozinha Vs banheiro

Cozinhas x Banheiros. Quem concentra mais bactérias?

Estudo realizado em nove países mostra que cerca de dois terços dos banheiros têm alto nível de contaminação por bactérias nos rejuntamentos (aquele espaço entre os azulejos, ou entre a parede e o chão).
Apesar desse dado, o trabalho revela que o banheiro não é o ambiente mais sujo da casa, como explica o virologista britânico John Oxford, professor da Escola de Medicina e Odontologia Queen Mary, da Universidade de Londres. “As pessoas têm uma preocupação natural com o banheiro, mas é na cozinha que estão as superfícies mais contaminadas”, conta o especialista.
Onde, exatamente estão os micróbios? Nos panos de prato, nas esponjas e, acredite, no interior da geladeira.
Oxford é líder do Conselho Global de Higiene (Hygiene Council), um grupo sem fim lucrativo que reúne especialistas de várias partes do mundo e que recebe recursos da Reckitt Benckiser, multinacional que detém algumas marcas de produtos de limpeza.
A pesquisa foi conduzida em nove países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Malásia, Reino Unido). Em cada um, foram coletadas amostras em vinte domicílios de diferentes classes sociais e presença de crianças.
Apesar do número limitado de amostras analisadas (o grupo pretende ampliar o estudo), Oxford explica que o estudo ajuda a detectar problemas de higiene nos lares e direcionar as recomendações para o público.
Em todos os países, o rejuntamento do banheiro (também conhecido como “rejunte”) foi o campeão de sujeira. Além da E. coli, bactéria causadora de infecções intestinais, a presença de fungos também foi alta - a umidade é perfeita para esses microorganismos, que ao serem inalados podem provocar alergias respiratórias.
GeladeiraA segunda área das residências com maior quantidade de micro-organismos, de acordo com a pesquisa, foi o interior da geladeira. Os exames acusaram grande quantidade de bactérias e fungos em quase metade dos lares. O problema é consequência do hábito de deixar a comida direto sobre a prateleira e também pela temperatura inadequada – ao abrir a porta com frequência, o ambiente se aquece e as bactérias e fungos se proliferam. A recomendação é limpar as superfícies pelo menos uma vez por mês.
Pano e esponja
Outra fonte de micróbios da casa é o pano de prato: os testes acusaram excesso de bactérias em 36% das amostras. Para piorar, os pesquisadores encontraram E. coli, que tem origem fecal, em 6% delas, e Staphylococcus aureus, que se prolifera na pele e nas narinas, em 5%. Isso significa que muita gente não lava as mãos corretamente e depois utiliza a toalha para enxugar os pratos, contaminando a louça e a comida.
Segundo o Hygiene Council, o ideal é trocar o pano da cozinha todos os dias e lavá-lo com água quente. O aquecimento, aliás, também é útil para lavar a louça. “Mas é uma prática que não é comum em muitos países e, além disso, o cuidado com o meio ambiente tem feito as pessoas usarem mais água fria”, comenta.
Oxford também ressalta que as pessoas devem tomar cuidado com as esponjas na cozinha. Se não for possível trocá-las com frequência, ele recomenda que elas sejam desinfetadas todos os dias após a lavagem da louça.

sábado, 15 de outubro de 2011

conteúdo do programa de 17-10-11


Dicas para uma casa livre de bactérias
Você deve manter a sua casa aberta e arejada, e se possível lavar tapetes e cortinas mensalmente, o máximo de intervalo que isso deve acontecer é 3 meses já que esses são os ambientes de acúmulo de poeira e sujeira.
Os travesseiros devem ser trocados a cada dois anos no máximo, e prefira os modelos de látex aos de penas de ganso. Os lençóis, edredons e cobertores devem ser lavados semanalmente, cerca de 20 a 25% do peso desse travesseiro aumenta devido aos ácaros mortos e vivos e também as fezes desses micro-organismos.
As esponjas com restos de comidas e úmida são um chamariz de bactérias, o ideal é higienizá-las todos os dias, uma dica é colocá-la de molho durante 5 minutos em água fervente por pelo menos cinco minutos e essa deve ser trocada a cada 1 mês de uso.
Um pano de prato pode acumular mais bactérias do que uma tampa do vaso sanitário, por isso deixe-o de molho em água sanitária diluída, até o momento de ser lavado, e só volte a usar depois que ele estiver seco.
Não deixe alimentos dentro de fornos e em cima da mesa por muito tempo, isso pode resultar em uma intoxicação alimentar com sintomas como diarréia, vômito e febre, nenhum alimento deve ficar exposto sem refrigeração por mais de duas horas.
Se as formigas invadirem algum alimento, não o utilizem elas são meios de transportes que trazem bactérias do lixo ou chão até o seu alimento.
A descarga não deve ser apertada com a tampa do vazo aberta, com a pressão da água elas podem sair e rodar pelo local por aproximadamente duas horas contaminando toalhas, escovas de dente e fio-dental.
Os filtros de água devem sempre ser limpos, se o seu for de barro limpe-o semanalmente, se for de um material sintético limpe de acordo com as instruções do fabricante.
Não use taboas de madeira para cortar os alimentos, com o tempo aparecem fissuras e dentro delas se acumulam bactérias que não saem nem mesmo com água sanitária, prefira usar talheres de alumínio e tábuas de vidro para cortar os alimentos.
Pano de pia – você lava o pano da pia diariamente e passa a ferro?
Não esquecer o pano de prato e pano de enxugar as mãos, devem ser trocados todos os dias. Se o pano for deixado úmido sobre a pia, ele pode apresentar um milhão de bactérias a mais do que o tampo do vaso sanitário. Prefira os descartaveis, ou pendure-os para secar e troque todos os dias, claro lavando muito bem.

No pano seco, a bactéria pode viver 24 horas. No úmido, ela resiste 48 horas. Redrobe os cuidados após ler isso.
Esponja e palha de aço – elas acumulam restos de alimentos e retêm umidade, por isso, se não é possível trocar a esponja todos os dias, ao menos desinfete-a, lave-a, deixe em água fervente por 5 minutos e coloque para secar, de preferência no sol, não esquecer de manter seca a caixa ou recipiente onde guarda a esponja e o detergente eu faço isso.
Forno de micro-ondas – sempre que usar limpe muito bem, não é preciso usar uma quantidade grande de detergente
Refrigerador - não guarde nada sem lavar antes, restos de comida cuidado logo se estragam, tudo que for de alimentos sempre tampados, a geladeira é a segunda da lista de contaminações. Pois as bactérias vão se proliferar, também não é recomendado guardar nada quente e tampado, podem reter bactérias. O ideal quando sobrar alimentos  é congelar.
É na cozinha o local com maior risco de contaminação. O cômodo que mais enche de mofo em uma casa é o banheiro, pois o ambiente tende a ficar úmido, garante o infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Israelita Albert Einstein.
Para limpar pisos e azulejos: use 1 litro de água com 8 gotas de detergente. Depois acrescente 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água e finalize a limpeza.


Geladeira
A segunda área das residências com maior quantidade de micro-organismos, de acordo com a pesquisa, foi o interior da geladeira.
Os exames acusaram grande quantidade de bactérias e fungos em quase metade dos lares. O problema é conseqüência do hábito de deixar a comida direto sobre a prateleira e também pela temperatura inadequada – ao abrir a porta com freqüência, o ambiente se aquece e as bactérias e fungos se proliferam. A recomendação é limpar as superfícies pelo menos uma vez por mês.
Evite também os ovos crus. Alguns deles apresentam na gema a bactéria Salmonella, que provoca infecção intestinal. Como não é possível saber qual possui esse microrganismo, não dá para se arriscar ao fazer maionese caseira ou ovo frito com gema mole. Para se prevenir, também esqueça aquele glacê preparado com a clara batida – existem casos de infecções provocadas por esses merengues em bolos de casamento e até de festa infantil.
Não use vinagre para desinfetar frutas e verduras, o produto não é recomendado para essa função. Nesse caso, a melhor opção é a água sanitária. Mas fique atento, existem vários tipos desse produto a venda no supermercado e nem todos podem ser usados em alimentos. É preciso ler o rótulo antes para saber qual é o indicado. Além disso, siga à risca as instruções sobre a quantidade de água a ser aplicada, ou sua família pode correr o risco de sofrer uma intoxicação
Outra dica importante é não servir carnes mal-passadas. Elas podem conter bactérias. No caso da carne de frango, ficar atento, pois eles só ficam prontos quando começam a soltar do osso. Em geral, o ideal é comer o alimento preparado na hora. Mas, caso a sua família não almoce reunida, evite deixar a comida por muito tempo em cima do fogão. “Se a refeição ficar muito tempo à temperatura ambiente, pode haver a multiplicação de bactérias que estragam o alimento ou causam uma infecção gastrointestinal.”, ensina Maria Claudia. Por esse mesmo motivo, não se deve comer o alimento frio ou morno. Por exemplo, o arroz retirado da geladeira deve ser completamente aquecido, praticamente até ferver.
GELADEIRA – Ela diz que quando a comida fica morna, é preciso reaquecer ou então guardar em potes plásticos na geladeira. Não é preciso esperar a comida esfriar para guardar na geladeira. “Isso era feito antigamente porque as geladeiras não davam conta de refrigerar o pote quente. Hoje, não é mais necessário e ainda é mais recomendado guardar a comida ainda quente, que não dá tempo para as bactérias ficarem na temperatura ambiente”.

Na geladeira, os alimentos devem ser guardados na posição correta. Produtos prontos para ser consumidos devem ficar nas prateleiras de cima; os quase prontos, ou seja, aqueles que vão precisar ser cozidos antes do consumo ficam no meio; e os alimentos crus (carnes ,frango) que serão descongelados devem ser colocados na prateleira de baixo. “Isso serve para que um alimento que esteja descongelando  não possa contaminar aquele pronto para consumo”, esclarece Yolanda.

Ela também explica que as vasilhas de comida que vão à geladeira não podem estar muito cheias, nem completamente cobertas por um pote colocado sobre elas. Caso os potes tenham o mesmo tamanho, o ideal em vez de empilhados é que eles sejam colocados em formato de cruz. Isso evita que o alimento demore a esfriar e que as bactérias cresçam. E, deixe a preguiça de lado: não guarde a panela de comida na geladeira porque ela não veda direito e é difícil refrigerar. Também não demore para guardar os produtos perecíveis após chegar do supermercado.

DESCONGELAMENTO – O descongelamento da comida (frango, carne etc.) deve ser feito dentro da geladeira. Evite deixar à temperatura ambiente durante toda a noite ou então descongelar na água. Em situações de emergência, é preferível preparar o alimento congelado, tomando cuidado para que ele seja totalmente aquecido, até mesmo o centro, que costuma demorar mais.

COMPRA – Na hora das compras, outras dicas são importantes. Ao adquirir um produto, é indispensável prestar atenção na sua procedência. Leia sempre os rótulos, verifique nas embalagens a data de validade e confira os carimbos de aprovação dados pela Vigilância Sanitária ou outro orgão fiscalizador como Departamento de Defesa Agropecuária e Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) ou Serviço de Inspeção Federal (SIF) . Exemplo: nas carnes, o carimbo é roxo.

Evite as latas que estejam amassadas, estufadas ou enferrujadas. Já as comidas refrigeradas no supermercado devem ficar numa temperatura abaixo de 5ºC. Quanto aos congelados, o ideal é que eles estejam completamente duros e as caixas não podem estar molhadas ou deformadas.

“Quando você encostar no produto, não pode sentir nada mole e também não pode ter sangue envolta das carnes, pois significa que em algum momento ela foi descongelada e isso cria condições de temperatura para as bactérias se multiplicarem”, afirma Adriana. Alimentos perecíveis devem ser os últimos a entrar no carrinho. Isso vale para frangos, queijos, congelados e refrigerados em geral. Aquelas que costumam passar no supermercado antes de buscar os filhos na escola ou praticar alguma outra atividade, devem ter sempre no carro um isopor com gelo ou uma bolsa térmica para conservar a temperatura dos alimentos. Essa é a maneira de evitar que os microrganismos se desenvolvam à temperatura ambiente.

Pprogram de 17-10-11 será sobre Bactérias e como evita-las

As bactérias estão em toda parte. Vivemos em uma simbiose com algumas delas, porém algumas são prejudiciais a nossa saúde. Como evitá-las.
No programa desta segunda dia 17 você ficará sabendo.
Até lá.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Acupuntura
Rua Dr. coutinho 128 (ao lado da santa Casa), Angra  dos Reis.
tel: 24 - 98193184

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

domingo, 9 de outubro de 2011

Programa do dia 10-10-11

Nesa segunda dia 10-10-11, o programa vai esta ligado no twitter @estvangra e no e-mail acupunturaangra@bol.com.br  para tirar dúvidas ou por telefone ao vivo.
Além de uma homenagem ao dia do fisioterapeuta que será dia 13 próximo.
Paz e prosperidade a todos.
Ruy Maia